Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Trivial em Copacabana

Glória Pires era Julia Assumpção, mulher muito rica, vítima de vários traumas, todos endossados pela avó Bia Falcão (!!!), e por isso era taxada como sem graça, mesmo envolvida em todo o glamour de seu status. Eu particularmente não acho Gloria Pires uma mulher gostosa, deslumbrante, na verdade no hall de atrizes com cara de gente ela é que mais tem cara de mãe do nosso melhor amigo na 5ª série. E esse pra mim sempre foi seu trunfo.
Mesmo assim eu estranhava muito por que Gilberto Braga colocaria A Gloria Pires pra fazer um papel que entra com 2 meses de novela começada, com participações uma vez por semana e com uma das historias menos movimentadas. Obviamente ele e o Ricardo Linhares são bem mais espertos do que eu...



A Lúcia dela é mais comum que qualquer outro personagem que ela já interpretou e pra isso ela tem mostrado mais talento do que nunca. Mas percebam o quanto a situação dela é bem armada: Ela com 21 anos engravidou e decidiu ter um filho de um homem mulherengo que não queria ser pai. aos 39 anos conhece um homem mulherengo que, por interferência dela mudou e agora quer ser pai de um filho dela. Assim como uma mulher normal, e que viveu a sombra de seu filho e na tentativa desesperada de superar seu romance falido na juventude (minha tia! ou todos elas?...), ela aceita a proposta e inevitavelmente defende o homem que ela pensa amar ou convenientemente diz que ama ao homem que uma vez a machucou.

Quando disse que eles eram mais espertos que eu, você mesmo confere na cena que foi ao ar nessa sexta (hoje, 6/7), onde Lúcia desesperada atrás do filho, agora alcoólatra aos 18, não perdendo a oportunidade de tripudiar a dor de cotovelo de Cássio, diz que Antenor vai se casar com ela e quer ser PAI de um filho seu. Nesta cena que ela vai de mãe-desesperada à chocada-com-a-reação-do-ex à largada-que-tripudia, Gloria Pires estufou o peito e mostrou a que veio, com direito a dedinho na cara que eu TANTO gosto.

Paraíso Tropical está de fato uma novela boa, como há muito tempo não via (6 meses que foi o intervalo de Belíssima pra Paraíso). Mas o que é mais interessante de notar nessa novela é como os personagens comuns são os que são interpretados pelo melhor ator da novela e as 2 melhores atrizes, pelo menos em minha opinião nada humilde: Lucia (Gloria Pires), Dinorá (Isabela Garcia) e Heitor (Daniel Dantas). Arrisco até um palpite de dar esse crédito ao Ricardo Linhares, fico dividido sem saber se isso é material dele ou do Gilberto Braga, mas aposto no Ricardo por que sempre identifiquei os personagens do Gilberto menos "normais" (Maria Clara Diniz, barão Sobral, Ester de la Mari, Dona Idalina, Odete Roitman, Heleninha Roitman, Maria de Fátima, ou seja, pessoas capazes de vender casas com a mãe dentro, prender a Sonia Braga num quarto transformado em cela e coisas do tipo.)

PS.: Sobre Heitor e Dinorá me aguardem, alias Heitor (Daniel Dantas) foi A razão para eu voltar com este blog em uma cena específica que comentarei em breve.

5 Comments:

Davi Coelho said...

Bem vindo de volta!!
E eu, mesmo não entendo bulhufas de novelas e afins, fiquei preso ao domínio dessa prosa deliciosa.
Vida longa ao VIDE-O-VERSO.

Luca said...

nussa, Pedrin!
eu não sabia q tinhas um senso crítico tão bem apurado com relação a essas produções!
sinceramente, eu mal assisto novela! pelo jeito, assistirei por aki. eqt isso, parabéns pela volta à brasileira.

quem sabe depois eu consiga criticar o q escreves...

ieiiiiiii

hausahsuahsu

Rafael Carvalhêdo said...

Eu não sei quem é Daniel Dantas mesmo?! Oo Pow!

Cara! Eu apesar de não assistir nada, tenho boa impressão dessa novela!

Mas tem uma coisa, que percebi pelo pouco tempo que assisti, que é trivial aos excessos, a ponto de perder o sentido....que é aquele casal gay. Putz! Eles fazem o que mesmo ali. Figurantes de luxo!? E os atores ainda são canastrões.

Aff!

Ainda falta uma coisa em novelas...saber conduzir cada personagem equilibradamente...tem vezes que alguns perssonagens passam meses só na verdadeira trivialidade...mas não essa que faz a Glória gloriosa!

Vlw! ve se dá uma passada lá no meu blog...e fala q tá pelo ao menos uma merda os meus textos!!!

Mas é bom ver o VIDE-O-VERSO de volta.

Sol Noturno said...

que bom ver este lugar de volta!

Carolina Graça Mello said...

ai coisa mais ridicula foi aquele menino malhação imitando um bebado...