Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Simple Life

Peço licença pra postar aqui sobre um filme, não ví na TV mas tem relação com o que tenho falado aqui nos últimos dias.

O fato é que venho falando muito sobre persongaens humanos, pessoas simples, e tenho desviado minha atenção para esses personagens reais em qualquer coisa que tenho assistido. Creio que é por que estou me tornando uma pessoa mais simples e fácil mesmo que ainda exigente.

Neli (Paraiso Tropical) é uma mulher que lutou contra a mediocridade, até ver que seus esforços a levaram pra solidão e agora ela sente falta daquilo que tinha antes, a simples felicidade. Heitor (paraiso Tropical) optou por ser medíocre acreditando que isso iria dar estabilidade a sua família, acima de ser comum que era sua verdadeira alma. Agora deixou de ser mediocre e se assumiu como um feliz comum, simples. Remy o ratinho que divide o posto de protagonista em Ratatouille é um artista grandioso, mas na verdade é um rato, tem problemas que as pessoas o encherguem como tal e de aceitar a família que ainda são apenas "ratos". Linguini, o outro protagonista, se conforma em ser o limpador da cozinha onde uma vez trabalhou o maior chefe de cozinha do mundo, sem saber que é filho de tal homem magnífico.

A pixar studios, se especializou em filmes com personagens comuns: Os Incriveis, Carros e agora Ratatouille. há algo de fantastico nos personagens que não suas atitudes. Os incriveis trata de uma família de super heróis cujo maior desafio é enfretar o dia a dia, como toda família no mundo. Carros, são carros falantes (!) que ensinam um campeão de corridas a apreciar uma cidade do interior. Rataouille é sobre um rato que quer sair da sujeira onde vive, renega sua família e um rapaz comum muito tímido que não sabe do seu potencial, esses personagens se cruzam e a grandiosidade de um rato é absorvida por um garoto que ensina ao rato que ser simples é essencial.

Os personagens são sensíveis e o filme original. Rataouille me conquistou no exato ponto que ele decide tratar, e este sim é um filme que possui as virtudes que defende. A história não têm reviravoltas, a animação é tocante, bem feita, e foca o ponto exato do que quer dizer: há muito de especial em ser simples.




Há dois pontos que precisam ser citados, a trilha que em se tratando de Disney não é espanto nenhum ser algo bem elaborado; e o que me espantou, a direção de arte. Neste caso o filme se mostra mais do que inteligente ao descrever seus personagens através dos cenários que vivem. Como a casa da velha, onde se inicia a história, cheia de detalhes que "falam" sobre como ela pode ser perigosa apesar de estar dormindo. E outro exemplo é o cenário mais bem elaborado que vi nos últimos filmes: a casa do crítico gastronomico rabugento chamado oportunamente de Antom Ego. Percebam ao assistir como a sala dele tem forma de caixão, a maquina de escrever é uma cabeça, e na forma como a escrivaninha dele representa um altar auto-indulgente.

Na sua fórmula mágica de contar uma história tão simples é que Ratatouille vira objeto do próprio discurso. um filme fácil e original, que conta a história de "pessoas" comuns e outras extraordinárias que são felizes ao perceber que há muita beleza na simplicidade das coisas.

4 Comments:

Sonso said...

Não vi Rattuille ainda, mas acho q a simplicidade sempre foi o foco das histórias da Disney desde a época em q as produções 2D ainda não estavam em segundo plano, poso tomar com exemplo uma historia de roteiro original como o Rei Leão (se bem que rolam estórias de plágio nesse caso,enfim...) a relação Timão-Pumba/Simba também tem esse mesmo tom de simplicidade, como o jeito que Simba "educado" pelos pais adotivos...bom pelo menos eu vi assim...
(espero que não tenha ficado sem sentido.)
=)

Anônimo said...

Análise interessante. A disney sempre tem essa coisa de transformar coisas simples em histórias interessantes, de fato. Acho que é isso que faz com que o publico se identifique, adulto ou infantil.
;) :P :P :P :P :P :P :P :P :P

Anônimo said...

Sempre procurei ver a beleza das coisas simples... apesar de me considerar um pouco ambicioso... mas acredito que esta "ambição" (com moderação claro!) faz com que queiramos esta em um degrau um pouco mais acima do que o atual(como o papai diz: "subir na vida")...

gostei da frase que escreveu:
"...ser feliz ao perceber que há muita beleza na simplicidade das coisas..."

saudades...

Seu Irmão: Plínio Marco

Anônimo said...

O personagem desse filme se parece com o ratinho higiênico do programa infantil CASTELO RÁ-TIM-BUM, exibido pela TVE.