Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Pra nao perder o jeito:

Quarta (30/07) - Formigão tenta beijar Cléo, mas ela vira o rosto. Gór diz para Eugênio que o trato será a construção da bomba em troca da liberdade de Clara. Eugênio leva um susto ao ver a quantidade de material destrutivo que a Liga Bandida possui e avisa que não irá ajudá-los. Nati e Valente se beijam, mas ela fica com os dentes grandes e sente vontade de mordê-lo. Ceres lança um aroma de sedução na direção de Hélio e ele se encanta por ela. Hélio beija Ceres.

Cara... isso vicia! É muito bom ler o resumo dessa novela, é inacreditavel! E olha que dessa vez nem teve o dinossauro.

Essa p*** atriz eu nao conhecia!

Pra mim ela sempre vai ser a Djenane pela frase CÉLEBRE em Senhora do Destino: "epa, essa puta eu conheço, é a nasa foguetinho, é ela sim!". Foi assim que ela apareceu pela primeira vez na novela de maior sucesso da última década. Apesar disso, eu nunca achei Elisângela lá essas coisas, sempre achava que por uma limitação dela os personagens ficavam muito parecidos. Mais uma vez A Favorita me fez mudar de opinião, que novela escrota!


Na cena em que teve que entregar sua melhor amiga à polícia, mentindo ou não, por chantagem de motivo desconhecido, Cilene sofreu tanto que só aí eu vi que tava esquecendo de tudo que a Elizângela já fez e me comovendo com o sentimento de desepero de uma mãe, sim, por que nao vejo outro motivo pra chantagem que não seja o filho dela.


O núcle dela, com aquele bordel de puta que não dá, não me interessava, e nem interessa! Mas agora, Cilene parece um desses personagens que de hoje em diante fazem parte de um estilo, o estilo João E. Carneiro. Uma hora eles vão servir pra alguma coisa, mesmo que você nao goste deles o peso é fundamental. Tá cheio em "A Favorita": Edivaldo, Rosana, Arlete, Maíra...

Bom, que façam o mesmo com Halley, que eu acho um chato; Céu, que já deu de sotaquer ruim; Arlete, Angela Vieira como uma secretária que teve caso com político, mas que nao faz diferença alguma... como assim??? é ANGELA VIEIRA!

Passa -Tempo

Tenho um novo passatempo matinal que PRECISO dividir com vocês, é muito bom:

Abro o jornal na sessão de resumo das novelas e leio o capítulo de Os Mutantes. É delicioso, exemplos do que se pode encontrar:

(em parenteses, algumas interjeições minhas durante a brincadeira)

Sexta, 18 de julho: Janete tem uma visão de Toni e Rainha Formiga juntos. (hm) Toni e Cléo são amarrados pelo Formigão e os homens-formiga. Toni pede ajuda para voltar à superfície, mas Rainha avisa que ele nunca mais irá voltar, pois será o rei dos homens-formiga. (ahn?)

Sábado, 19 de julho: Fúria abre os olhos e Hélio fica radiante ao ver que ela está viva. (ufa) Toni decide aceitar ser o cônjuge da Rainha Formiga em troca da liberdade de Cléo. A Rainha ordena que o Formigão solte Cléo e pede para ficar a sós com Toni. (eita...)

Segunda, 21 de julho: Aristóteles se tranca no carro com Batista e o dinossauro ronda os dois. (olha! Dinossauro) Eugênio usa o anel intercomunicador para falar com Ágata. (luxo) Iara sai das águas e não sabe onde encontrar Cris. (odoiá minha mãe!) Marta, Miguel e agentes do Depecom atiram no dinossauro. (?)

Sexta, 25 de julho: O Formigão (???) conta que Maria e Noé fugiram e foram em direção ao centro da Terra, o Reino de Agarta. Toni e Rainha Formiga se beijam. (eca...) A Rainha diz que não abrirá mão de uma noite de amor com Toni. (*****) Hélio pergunta quais são os poderes de Ceres e ela diz ser a criação mais exótica de Júlia. (a Babi?) Ísis fica chocada ao ver Vlado mordendo o pescoço de Caneloni. (hummmmmm... sei!) A luz do amor sai das mãos de Clara e Ernesto fica de pé. (oun...)

É de manhã... Dolóres canta para você dançar, se apaixonar,chorar e amanhecer

Dolóres sempre foi uma das compositoras da minha vida e eu pouco sabia, admito!


O programa valeu muito. O Por Toda Minha Vida está se especializando em emocionar. As imagens que receberam tratamento para parecerem antigas eram muito boas e conforme a pouca quantidade de registro em vídeo de Dolóres, elas foram determinantes na qualidade da coisa toda.


Qualidade esta mais evidente ainda na caracterização da atriz que era forte!

Mas a beleza do programa obviamente esteve na trilha, bem definida pra cada momento e dando destaque para o brilhantismo das composições dela, que conseguiu fazer Tom recusar uma letra de vinícius.

Mas o que justifica qualquer elogio pra aquela quase uma hora de emoção é a cena da banheira. O depoimento da filha de Dolóres falando que sua maior satisfação era saber que tinha feito a farra na banheira com a mãe, horas antes dela morrer foi reconfortante. Ver aquela mulher tão madura aos 29 anos, cuja infância foi roubada pela doença, aproveitando o fim da vida com o amor da sua vida! POÉTICO.

Amanhã, Amanhã, Amanhã...

Amanhã tem Por Toda Minha Vida sobre a Dolóres Duran!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não perco nem a pau, juvenal!

Escrevo em seguida sobre, juro!!!!


Aliás, a boa notícia é que os Mamonas Assassinas nos deram um presente: O PTMV deles deu tão certo que o programa entrou pra grade de vez, sem nem ter condição. Só tem outros dois engavetados, esse da Dolores e mais um que não me lembro, e a produção leva pelo menos 3 semanas pra realizar um programa desses.

Agora ja era, Silas!

Da Coluna da Chata

Fabílo Reipert divulgou:

Ídolos

Kelly Key grava, nesta sexta, "Astros" (o "Ídolos" do SBT). João Gordo e Lobão são os próximos. Cantores substituirão a jurada Cyz durante sua licença-maternidade.


Ah! Isso eu quero ver...

Chamas da Vida

Essa novela nova da Record me interessa (como todas né!?). Mas o que me atrái mesmo é ser de Christiane Fridman, autora de Essas Mulheres. Foi quando vi um capítulo dessa novela que pensei "a Record está falando sério em melhorar a qualidade". Tinha um texto bom e uma ideia que apesar de não ser original, pelo menos era inteligente. A novela misturava três romamnces de José de Alencar que não me lembro de todos então não vou falar nenhum (dever de casa... Pesquisem!). Isso já foi feito antes, desde tempos de Tupi.


Não é sobre que vim falar!

Vim só pedir pra alguem que já assistiu Chamas da Vida, ignorando o fato do Dado Dolabella estar nela, por favor me diga se gostou. Quero ver, mas não tem dado muito certo. Me disseram que a Juçara Freire tá ótima, é verdade?

Acho que vou recorrer ao site da Record pra ver qualquer coisa dela no fim de semana... Mas aviso logo: essa coisa de ter muito bombeiro não me agradou, A record é megalomaníaca e não sabe brincar com fogo. Vidas Opostas apelava...

...

Pra não falar besteira, prefiro não falar! (ainda)
Só aviso que estou angustiado com a cena do ESPANCAMENTO de Catarina em A Favorita.
Visceral e assustadora... aquilo dói só em presenciar.



Odeio o fato de identificar inúmeras pessoas proximas no rosto dessa mulher.

Marcação

João Emanuel Carneiro, autor de A Favorita, está na sua terceira novela. Acho difícil que esse número já estabeleça um estilo, mas como ele é muito seguro é possível perceber alguns traços comuns. Vendo umas cenas de Elizângela e Cauã Reymond na novela me ocorreu o seguinte: ele tem "problema" com famílias convencionais. Extremo oposto de Manoel Carlos pelo visto.

As família são podres em algum sentido. Romildo Rosa (o político) e sua família sofrem ainda hoje o suicídio da figura materna, algo muito bem pontuado na agressividade de Alícia, única mulher restante na casa e fato este que foi exposto por Arlete, ex-amante de Romildo; A família Fontini nem se fala, teve um filho assassinado e desde então existe apenas virtualmente onde seus membros se dividem entre a ilegitimidade do sangue e as suspeitas de crimes diversos, tudo temperado na falta de escrúpulos; A família de Copolla teve início clássica e sólida, mas com a chegada de Cida (Claudia Ohana, irmã do autor apenas por parte de pai), antigos podres sao desenterrados e novos surgirão.

Esses são exemplos de A Favorita, o autor ainda tem Cobras & Lagartos e Da Cor do Pecado. Nestas, Foguinho (Lázaro Ramos) era uma espécia de macunaíma moderno, filho de aproveitadores e irmão de preguiçosos. Em Da Cor do Pecado Afonso Lambertini (Lima Duarte) havia destriudo a sua família, separado os filhos gêmeos e renegado o neto negro. A família sardinha era excessivamente matriarcal e homofóbica.

Matriarcalsimo aliás é evideten até demais! Mamuska e os Sardinha, Cilene e Halley, Preta e Raí, até mesmo Donatela e Lara. Interessante isso não é? Para alguem como João Emanuel que teve uma mãe para sí, mas um pai dividido em duas famílias (o pai dele, ao que parece, teve uma outra família da qual faz parte Claudia Ohana).

Arrisco ainda falar em Central do Brasil, filme que conta com colaboração de Carneiro no roteiro, Zé (Vinícius de Oliveira) sai atrás de um pai no sertão do Brasil, mas encontra em Dora (Fernanda Montenegro) uma mãe, posteriomente acha um irmão que conta o drama do sumiço de seu pai, este ele não encontra mesmo.

Ssssshhhhh...

Essa semana em Beleza Pura um mistério da novela foi revelado com maestria. Parece que todo mundo aprendeu alguma coisa com Silvio de Abreu.

Desde que comecei a ler sobre esta novela, alguns meses antes da estreia, eu sabia que havia algo que levava os personagens à Amazônia que não apenas o programa de estética. Esse detalhe foi resolvido com tanta simplicidade e segurança por Andrea Maltarolli nesta terça-feira que foi gratificante, como muitas outras coisas nessa novela. Aliás, dentro do "gênero novela das sete" ela traz uma novidade familiar (contraditório nada). Tem o humor e o romance água com açucar que não dá certo desde as primeiras semanas e que todo mundo sabe como vai acabar, tem o mocinho se envolvendo com a vilã, mocinho que é desacreditado por todos, o núcleo cômico grita, tem o golpista, tem a gostosinha namorada do golpista, tem o rico enganado... N clichês. Mas o que tanto me atrai na novela? Ja viram como os diálogos são bons? Não né? Pois é.

É um costume feio do brasileiro ligar a TV e deixar a novela passar sem assistir... Isso acontece muito comigo: chegar um amigo , enquanto estou vendo novela, e começar a conversar... Minha mãe faz isso, meu pai, minha irmã... oras, eu tenho que ouvir!!!

O diferencial de Beleza Pura é este: na cena onde Gustavo Leão e Guilherme Fontes revelavam a trama por trás da trama pouca gente deve ter escutado. O que é uma pena, já que justamente ela acrescenta o maior diferencial de "Beleza", uma "novidade velha", a narrativa não linear. Quem não viu perdeu. Beleza Pura contou uma história fantástica sem ter contado, eu também não vou contar! É um protesto bloguístico contra as pessoas que conversam durante a novela.

Meu Deus... e meu futuro!








Hoje um colega apresentou um trabalho onde criticava Marco Vieira da Silva.

Consistia no seguinte: Analisarmos a expressão corporal de alguem que figurasse em qualquer lugar da TV. Como todos que apresentassem o objeto de estudo teriam que representa-los, todos escolheram jornalistas. Inclusive eu que fiquei com vergonha de interpretar Donatela Fontine e Flora. (fiz Zeca Camargo e Patrícia Poeta, depois edito o texto e posto aqui).

"Apresentador" do Cidade Aberta da TV Cidade (em São Luís) Marco Vieira já é bem idoso (me desculpe mas é) ele tem uma maneira de ignorar a camêra que realmente me incomoda. Mas não consigo pensar que ele seja o pior. Pelo menos ele não pensa que está no rádio AM, como Jairzinho.

Alias este costume de arrastar os Radialistas/Jornalistas do AM pra TV já deu. Basta perceber o tom mais leve e não menos interessante que Ailton Nunes deu para o São Luís Debate.

A TV maranhense é uma âncora enferrujando no Porto do Itaqui, nada novo é feito. NADA SE RENOVA! E isso me preocupa muito. Ainda mais por saber que havia um crescimento e ele foi engolido pelo bicho da preguiça e da falta de investimento.

E pensar que o Prof. Peter me falou que havia novela ao vivo nos anos em que a TV maranhense era vanguardista!

(como de costume) ps.: Alguem tem registro disso Jesus?

Custe o Que Custar

Eu não sei por que as pessoas estão comparando tanto o Pânico com o CQC. Desde que assisti pela primeira vez o CQC a diferença ficou muito clara.

NO CQC ELES NÃO PUXAM O MICROFONE DO ENTREVISTADO

Eu nao gosto do Pânico, nao que eu ache ruim, baixo e lálálá. Entendo o apelo do programa e acho o sucesso justificável. Apenas nao gosto do Pâncio por que não é o meu tipo de humor.

Humor feito à base do constragimento alheio. O CQC faz isso com muito mais classe, mas ainda assim passo uma hora e meia e rio (por dentro e discretamente pra nao acordar papai ) duas vezes quando brincam com a cara do Eduardo Suplicy, ADORO ele! E por favor não me subestimem, não é que eu não entenda, só não acho engraçado, mas acho inteligente de certa forma.

Agora comparar ao Pânico é uma ofensa até pra mim!


ps.: O top 5, quadro onde eles mostram o melhor do pior da TV na semana, deveria ser escrito pelo DONO deste blog! acho injusto que não seja, concordam comigo? seria muito melhor... pronto falei!

Eu nem queria...

Entrevista com Mariana Ximenes:

"Como é a relação com a Claudia Raia?

Eu estou completamente inserida na família. Outro dia, dormi na casa da Claudia, adorei. Tomei café da manhã com os filhos dela e, antes de irem para a escola, fiquei desenhando com eles. A Claudia brinca que fui adotada, que sou o terceiro filho do casal. Até porque, em outra novela, fiz uma personagem que era filha do Edson Celulari, então já sou praticamente da família (risos).


E com a Patrícia Pillar?
Nossa relação é maravilhosa. Sempre digo que não ganhei apenas uma colega de trabalho, ganhei uma amiga. Como moramos perto, às vezes, antes de vir ao Projac, passo na casa da Patrícia e venho junto com ela de carro para batermos o texto. E, com isso, vamos conversando sobre vários assuntos. É muito bom conviver com ela. Temos intimidade e cumplicidade, como se fôssemos amigas de anos."



Achei desnecessário fazer esse tipo de coisa!

Há cerca de três meses venho trabalhando em uma empresa de monitoramento de mídia. Depois da experiência (curta, mas bem aproveitada) em assessoria de comunicação ter esse contato com o outro lado é muito interessante.



A programação maranhense é deficiente, ainda. Mas há sim, a despeito de todo o contexto em que ela se constrói, bons profissionais em diversos aspectos. Posso afirmar isso hoje com conhecimento de causa. Aliás, lamentável que este conhecimento tenha chegado agora, há um passo do fim da graduação.



Somente por conta da necessidade eu passei a ver programação maranhense. Compartilhava da mesma disposição do meu irmão, que prefere acolher a programação de matérias de internet exibido no jornalismo da Rede TV, do que acompanhar o JMTV 1º Edição da TV Mirante. Não estou atribuindo valor algum aos conteúdos distintos, só estou me questionando, conseqüentemente sugerindo que façam o mesmo, do por que é tão comum não dar valor ao que acontece do lado de casa.



Seguindo um conselho inesperado trago pra cá os olhares, o verso do que pouca gente assiste, mas deveria definitivamente. Afinal, pra mim, conhecimento é feito: 50% de coisas que não achamos corretas e outros 40% com coisas que reproduzimos por admiração. (os outros 10% é com diversão, eu ainda sei somar! 50+40+10 = 100)


ps.: Mas claro, “ampliar os horizontes “ é a diretriz, jamais fechar o campo de visão pro que de fato é a paixão do blogueiro em questão.

Melhor notícia do dia:

A Record abriu os olhos e começou a disponibilizar seu conteúdo no site do canal.

http://www.mundorecord.com.br/ para assistir tudo

Palmas, muitas palmas, antes tarde do que nunca!

Como tem novela de Christiane Friedman aí pra chegar, vale muito a pena essa novidade!

Ah sim, e boa parte do conteúdo da Record News também está na rede, mas ainda não tem a transmissão ao vivo como é o caso da Band News na Uol e da Globonews no Globo.com

*O site ainda é versão beta, isso quer dizer que pode dar defeito viu! Ainda assim isso é progresso, DE VERDADE e a qualidade da imagem é MUITO boa e o site de simples usabilidade.

Besta égua: Carlaão êo, Carlão êo...

Deu no Folha on line: A modelo curitibana Isabeli Fontana, 24, disse, nesta segunda-feira (30), que não gostaria de ter um filho gay. A declaração da ex-mulher do ator paulista Henri Castelli, 30, foi feita durante o programa "Hebe", exibido pelo SBT, em novo horário (20h). (...)

A discussão sobre homossexualidade veio à tona devido à presença do ator Lugui Palhares, que interpretou Carlão na novela "Duas Caras", de Aguinaldo Silva. Na trama, o personagem tinha um envolvimento com o cozinheiro Bernardinho (Thiago Mendonça).

Hebe Camargo, 79, perguntou se Palhares era gay. O ator respondeu que não, apontando sua mulher para "provar". Também sentada no famoso sofá da apresentadora, Isabeli comentou que, se fosse seu filho, não queria que ele fosse gay. Depois, ela tentou minimizar a fala afirmando que conhece gays e os adora.
Palhares aproveitou o comentário da modelo para defender o respeito aos homossexuais: "Se ele fosse gay você teria que amá-lo do mesmo jeito e compreendê-lo."

Carlão êo, Carlão êo
Carlão êo, Carlão êo...

Globo *heart* Wagner Moura

Quantas vezes na última semana você viu algo, na globo ou em sites afiliados, sobre a peça "Além Hamlet", protagozinada e produzida por Wagner Moura?

Eu vi no Fantástico, no Video Show, N'Ana Maria, no Globo.com, não vejo GNT, mas quero ficar parecido com Sérgio Loroza se nao tiver alguma coisa.

Deve ser pra quando ele for requisitado pra protagonizar uma novela não ter argumento pra recusar.

Acho válido!

ps.: Procurando foto para este post ví que o Mulishow, canal do grupo Globosat, fez um documentário de duas horas sobre a montagem da peça. PPPOOOORRRAAAA

Agosto na Globo


Joao Emanuel Carneiro adverte: Em Agosto ele define quem não presta em A Favorita.

*eu acho que é aquela menina que faz a filha da Lilia Cabral: oh garotinha ruim!