Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Um caso que por acaso é muito bom (pior título de todos)

Acho que nunca falei aqui sobre como me agrada um programa como Casos e Acasos, aliás, nem eu nem ningém fala, o que é uma baita injustiça.

Pior que acho que tem gente que nem sabe o que é: Nas noites de quinta, na Globo, três estórias inicialmente independentes sao contadas, com um elenco sempre diferente, os personagens vão se cruzando aos poucos pelos mais variados motivos. Basicamente é isso e não seria a ideia mais original do mundo não fossem os "cruzamentos" sempre tão criativos.



Pra citar um exemplo

Não me lembro com exatos detalhes, mas houve um episódio fantástico onde Thiago Fragoso fazia um bailarino que sofria nas mãos do pai, Flávio Migliaccio, que achava que ele era gay. Muito sensível, o rapaz passava os dias trancados na varanda, maquiado! Danton Melo era seu amigo que tentava convencê-lo a sair da varanda, e que não podia continuar neste processo por muito tempo pois estava atrasado pra alguma coisa... Maria Maia era uma noiva que estava há mais de uma hora rodando em volta da igreja que ia casar por que o noivo nunca tinha chegado. Luis Carlos Vasconcelos era um autor desconhecido que acusava Odilon Wagner de ter plagiado sua obra, ele não queria dinheiro algum, só queria uma confissão pública de Odilon.

No fim das contas, Thiago não era gay e sim seu pai que tinha um caso há 30 anos com Odilon. Danton Melo na verdade era o pastor que realizaria a cerimônia e o noivo, se não me engano, nunca apareceu. Luís Carlos estava com uma câmera escondida de um programa de TV e já tinha conseguido toda sua confissão.

Faz tempo e não me lembro bem, sei que as soluções sao sempre criativas e, como pode ser lido ai em cima, o elenco é sempre fantástico. Alias, essa foi a melhor solução que a Globo encontrou para usar o elenco ocioso e não deixar que a Record compre todo mundo pra botar dente de vampiro e lobisomem.

Ja passaram por lá Isabella Garcia, Vera Fisher, Paulo Gulart, Letícia Spiller, Cissa Guimarães, Carla Regina, Beth Goulart e uma raça e uma renca de nomes bacanas que, mesmo que não sejam em sua maioria os melhores atores do mundo (tipo Vera), auxiliados pelo texto inteligentes e pela proposta interessante acabam participando de uma das melhores coisas do horário nobre da emissora. Isso faz da quinta um dia que não se pode sair de casa: O maior capítulo da novela é quinta (e sábado), A Grande Família é quinta, Casos e Acasos é quinta... Quase não dá tanta saudade de Linha Direta!

Sem falar que os títulos despertam a curiosidade de qualquer um e as chamadas durante a semana são muito divertidas.

5 Comments:

Luana! said...

Vale a Luca dizer que ainda está precisando de mais empurrões pra assistir TV, por completo??

Tu já conseguiu me motivar a voltar a assistir novela; agora, quem sabe, não me motive a assistir os demais programas, né?

Beijoooooooooosss

Amoooooooooooooooooooooooo

E preciso te ver!

Nando Damázio said...

Cara, todo mundo desceu o cacete no Aguinaldo Silva quando ele disse que o povo tá vendo menos televisão por causa de Orkut, MSN e "gatonet", mas até que ele tem razão. Eu, por exemplo, só não assisti a este programa ainda por causa do maldito computador. A essa hora dificilmente estou em frente à TV e sei que estou perdendo muita coisa boa por causa disso.

Sei lá, acho que preciso me disciplinar mais e voltar a ser um telespectador assíduo. Já ouvi muita gente falando bem de Casos e Acasos e depois desta sua análise deu ainda mais vontade de ver, até porque é o tipo de linha narrativa que eu gosto.

O único seriado que não me permito perder é o Guerra e Paz, que também é muito bom, este eu assisto sempre.

Até mais, Pedro.
Hoje também é dia de assunto televisivo lá no meu blog, se quiser passa lá depois! =)

Pedro Canto said...

Nando, ve na net, nao precisa se culpar... a prisao da "grade" esta em vias de acabar get used to it

Nando Damázio said...

Poizé, Pedro, mas para mim esta é apenas mais uma agravante...

Bem, eu faço um curso de roteiro aqui e, se for da vontade de Deus, quero ser roteirista profissional. A internet tirando a audiência da tv é um fato que preocupa os autores, tem gente que tá deixando de ver televisão pra ver no Youtube depois, e com isso a audiência caindo e a pressão subindo. Último capítulo de novela hoje em dia não é garantia de ibope, qualquer um sabe que pode perder pra ver depois. Será que os autores de novelas vão mesmo entrar em extinção, como previu o Sílvio de Abreu?

Anônimo said...

Quando vi o primeiro programa, achei a idéia muito bacana. Minha memória aponta para algo parecido que já foi produzido em TV aberta, mas que não consegui lembrar ao certo.
Mas, na outra semana já não gostei tanto do episódio, porque o final surpreendente não havia se tornado tão surpreendente assim.
Então, fiquei apenas valorizando a idéia das histórias que se entrelaçam e como se entrelaçam.
É mesmo um bom exercício para roteiristas e editores.
Outra coisa: todo mundo dançando uma música qualquer no final né legal não!

PS: menino, vou recomendar pra vovó esse blog. Não que o comentário está geral?
xêro, pedrú!