Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Tão qual um fêniquis esta paixão ressurgiu! "where you lead, i'll follow, any, anywhere that you tell me to..."

Em 2001, quando a minha vida mudou e meus olhos foram abertos para além de terras brasileiras através da tv por assinatura, depois de uns meses tentando entender como funcionava aquele admirável mundo novo, descobri Gilmore Girls, por insistência da Warner que a cada 2 segundos passava um teaser daqueles que te vencem pelo cansaço e você decide conferir o programa. Escrito pelo casal Amy e Daniel Palladino os primeiros dois minutos que antecediam a abertura já me ganharam no papo, literalmente no papo. Eu nunca tinha assistido nada onde se conversasse tanto, apenas em filmes de Woody Allen e de Robert Altman. É isso que Gilmore Girls me lembra bastante, a inteligência de vários comentário do Woody Allen e a trivialidade tratada pelo Robert Altman e tudo isso na tv sem elitismo!

Somado a isso, a minha atual jornada de auto conhecimento (podre assim) me tem feito perceber e assumir alguns gostos: a breguice! Depois de admitir que evidências é sim uma música linda, a melhor fase de bethânia é final de 70 até metade de 90 e isso também serve pra gal, eu choro em um monte de filme... junto de tudo isso tem GilmoreGirls, nada mais do que uma série sobre mãe e filha que são melhores amigas!!!!

Agora, cala a boca, deixa eu falar delas: pra quem não sabe, Lorelai engravidou aos 16 anos pra desgosto de seus pais aristocrátas-novaiorquinos-do-interior, revoltada saiu de casa virou camareira de um hotel criou a filha só e hoje é gerente do hotel que a abrigou no passado, seu maior sonho é abrir o próprio negócio com a chef de cozinha do local, sua melhor amiga Sookie. Lorelai tem uma amizade interessante com Luke, seu traficante de café, único vício desta semi-sósia de Sandra Bullock. Rory sonha entrar em Havard (aquela universidade fudendo lá...) e para isso precisa canalisar seu talento e inteligência numa escola que aproveite isso, Chilton, clássica escola granfina, e como Lorelai não tem dinheiro pra isso ela precisa fazer as pases com sua mãe e pedir. Emily, a mãe, aceita, mas impõe uma condição, um jantar em família, para estreitar os laços, todas as sextas-feiras. Essa é a sinopse e tudo se passa numa cidadezinha-inha que só mora doido! mas o grande lance é: Todo mundo fala muito. Pra se ter uma ídeia, há um extra no DVD da primeira temporada que registra e explica as referências à cultura em geral feita na série, em uma cena de 2 minutos é preciso cinco balões de explicação!

O elenco é muito bom e dá conta da velocidade imprimida nos diálogos e o que é mais fantástico, e tenho certeza que isso foi feito pensando em mim, só pode ter sido, é que a série ama planos-sequência, geralmente todo episódio começa com um!!!!! Sempre com um clima na fotografia que varia entre outono e inverno é impossível nao desenvolver laços com os personagens, Rory & Dean, Lorelai&Luke* Lorelai&Max Lorelai&Christopher (moderna!), Sookie&Jackson, Kirk&sua-namorada-antes-de-ser-Chloe-em-24-horas...

Quem gosta de investigar as referências que são largadas nos textos e ter aquela sensação de rir de uma piada que parece que só você entendeu... é um prato cheio, pra mim é melhor que sair na por aí investigando o que os números da escotilha significam.

Como disse no título, minha paixão por essa série ressurgiu quando encontrei duas temporadas pelo preço de meia no submarino!


*no final dos sete anos (2000 a 2007) da série o último beijo deles tem o seguinte diálogo:

LORELAI: Hey.
LUKE: Hey.
[eles se encaram]
LORELAI: obrigado.
LUKE: Oh, não é nada.
LORELAI: Luke...
LUKE: I just... like to see you happy.

4 Comments:

Anônimo said...

Oh gente, e eu que pensava que Gilmore Girls era uma versão reloaded de Tristicity!
Quero ver!

Chave de Baú said...

Eh oq meu querido irmãozinho não faz por um comentario!?! até me ELOGIAR!
SAhushuAHSUHahshA

Mas é uma serie mto fofaaa mesmo...tudo tão corrido num dah nem tempo de fazr "oHH", lindO lindO lindo pena q ainda não pude aproveitar os DVDs de Peu!

Luana! said...

Caramba, Pedrin! Teus textos andam tudo. Leves e mais despojados que nunca.
Eu posso não entender nada de séries, etc e talz, mas eu imagino tu falando tudo isso e eu me encontro amante de todas essas coisas que eu nunca assisto.

Engraçado foi tu admitindo que adora 'evidências'. kkkkkkkkk
Me lembrei de velhos textos clipados do chatO para o Ralados. Lembra?


ahauahauhauahauhauah

Anônimo said...

Sem tv por assinatura não posso comentar essas séries, mas adoro o reconhecimento ao espaço que a breguice merece em nossas vidas. Comenta sobre Queridos amigos, com certeza vai sair um texto legal como esse. Beijo.