Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

Adaptação

Há um amigo cuja inteligência me fascina. Ele me disse pra não deixar de prestar atenção em Ciranda de Pedra. O livro da Lygia Fagundes Telles, no qual a novela é baseada, é o um dos seus preferidos. Obedeci e não me arrependo.

A novela está linda, bem dirigida como só a Saraceni consegue em leveza. Está tudo caminhando tão bem que me assusta, geralmente novelas que são tão rígidas em seus planos iniciais passam por mudanças ou nunca são bem aceitas (Suave Veneno, Torre de Babel, Explendor). Tudo baseado na audiência, que apesar desta atitude me irritar eu compreendo o por quê.


Hoje estou exatamente na metade do livro. Este se divide em duas partes: a infância de Virgínia e o momento que ela sai do internato. Virgínia, interpretada pela linda Tammy di Calafiori, é a verdadeira protagonista no romande de Lygia. Laura, personagem de Ana Paula Arósio, sua mãe, é perturbada por uma série de acontecimento e é Laura e Ana Paula que me trazem aqui.


Nesta primeira metade do romance nós vemos o quanto Laura é sofrida, consequentemente todos a sua volta. Os acontecimentos são trágicos de forma que acho inviável serem levados para a novela das 18 hrs. Mas ainda assim a adpatação de Alcides Nogueira está tão inteligente que em uma cena, no final do capítulo de ontem, pude enchergar o tormento da Laura de Lygia na Laura do ALcides, da Ana Paula e da Denise Saraceni. Falo da cena onde Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira, cada dia mais pavorosa de maravilhosa, como diz alexandra) entrega os "restos" do tão amado cavalo de Laura. O desespero de Ana Paula Arósio foi tanto que me veio instantaneamente tudo que o romance conta com riqueza de detalhes e economia de palavras, mas que a novela apenas sugere em supervalorização de imagem e melodrama. Alias sugerir em um melodrama parece conflito, mas aqui não é!


O que acho mais bacana nisso tudo é perceber dois bons produtos a partir da mesma estória. Pobre daquels que comparam o trabalho individual de um romance econômico como o de Lygia Fagundes Telles com a exuberante adaptação em conjunto de Alcides Nogueira, Denise Saraceni e seus atores e equipe técnica.

7 Comments:

Anônimo said...

O livro não li, mas a novela... viciei!

Assisto desde o primeiro capítulo. Há muito tempo não via algo tão bom na Globo.

Rafael Carvalhêdo said...

De fato, Pedro, sugerir no melodrama parece confuso, mas entendi.

O engraçado é que essa novela, pelo que fiquei sabendo, teve a audiência mais baixa da história da Globo em seu primeiro capítulo.

Acho que não foi bem por causa da novela, mas pelo caráter formuláico com que a Globo trata seus horário e temáticas propostas.

A novela das seis tá excessivamente água- com-açuca. Faz um tempinho que não vemos um mínimo de equilíbrio com novelas mais cômicas. Ô saudade de O Cravo e a Rosa... minha novela preferida até hoje! Foi o exemplo perfeito de casamento ideal entre narrativa e conteúdo... novela geralmente parece pobre, mas em o Cravo e a Rosa foi diferente. Sim, mas já estou divagando...

O interessante é q não sinto estímulo nenhum por assistir novelas das 6. Assim como já passei por isso em relação a novela das 7, quando neste horário a Globo só colocava novelas cômicas-despretenciosas... mas tudo mudou com a fuga da fórmula, quando colocaram um Da Cor do Pecado.

Acho que essa coisa de seguir uma temática rígida por horário é que prejudica a Globo. Às vezes, como não acompanho as novelas das seis tão bem, sinto que uma mesma novela já se passa desde o início do ano passado.

Luana! said...

Bom...eu não sei comentar produções televisivas e novelescas, com um repertório histórico, como brilhantemente vcs comentam.

Mas eu li o livro da Lygia e não sei se este amigo inteligente que lhe sugeriu a assistir a novela é o mesmo que compartilhou comigo a experiência de ter lido um dos melhores livros da minha vida. Creio que sim, mas se não for, temos um outro amigo inteligentíssimo por aí...

Outrossim, a novela está impecável sim e, embora eu tenha me assustado com as alterações na trama, para adaptação ao horário das seis, a novela continua impecável.

Tb espero que, para compensar a perda de audiência, neste horário, não queiram dar rumos desesperados e desesperadores àquilo que vem sendo elegantemente proposto.

Beijooooooossssssss

Pedro Canto said...

Pessoas tao inteligentes em meu blog!

Razou, Lygia esta orgulhosa.
Luca: o amigo foi Cadu, acho dificil ele ser quem te indicou... quem te indicou?

Rafael Carvalhêdo said...

Bom! Todo mundo elogiando... vou aproveitar essa sexta pra ver a novela. (dificilmente digo e faço isso!)

Estou curioso!

Mariana said...

Não li o livro, inclusive eu sequer sabia que esta novela era baseada num livro.

Gosto de passar por aqui, pois nem só de versos e prosas vivem o fantastico mundo blogueiro!

Adoro esta novela. Ela é tranquilinha.. A gente se sente bem vendo, mesmo quando alguem se desespera.

Bom texto. Beijos

Luana! said...

p q o lunaticidades não tá linkado ali, hein???

:(