Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário

The Good Wife



Acho interessante que, narrativamente, se tire leite de pedra em algumas coisas. Drama de tribunal: Todo mundo sabe como vai terminar, os obstáculos sempre são parecidos e o embate maniqueísta sempre alterna entre a figura do promotor e a defesa, o réu acaba sendo figurante. Então porque assistir The Good Wife? Além de mesmo com toda a repetição eu ser fã de drama de tribunal, vale a pena ver esta série pela forma como ela trata o público.


Para Alicia Florrick (Juliana Margulies, a enfermeira Carol Hathaway com coração frio de ER) pouco interessa se você está acompanhando os detalhes judiciais do drama que conta a história dela, esposa do promotor Peter Florrick, preso pelo seu envolvimento em escândalos sexuais e que tenta reassumir controle da própria vida retornando à uma de suas paixões, os tribunais. A linguagem é direta e técnica. Subentende-se que quem se presta a ver tem no mínimo um interesse na temática da coisa. E agradeçamos a Deus pela segmentação da TV, é com base em apostar na inteligência de quem assiste que a cada episódio, centrado em um caso diferente, vamos entendendo aos poucos que 'justiça' para estes personagens, e para muita gente, é algo bem pessoal e egoísta.

Julianna Margulies, fora a definitiva mal feita, está fantástica, merecendo sua 7ª indicação ao Globo de Ouro (melhor atriz, óbvio) desde a primeira cena. Cris Noth veste muito bem a cara de safado e faz a gente esquecer qualquer charme do Mr. Big. Christine Baranski, uma das chefes de Alicia, joga fora toda a leveza de personagens como os coadjuvantes de Mamma Mia!, Big Bang Theory e Cybil e investe num personagem que promete ser marcante. Josh Charles, o chefe aparentemente muito bonzinho, funciona como possível galã.


E seguindo a melhor linha Damages, House e vários outros que fazem parte da linha de "novelização" das séries de procedimento americanas, The Good Wife prende com personagens absolutamente cativantes, inteligentes e com duas incógnitas desconcertantes: Os dois homens na vida de Alicia acusam um ao outro, o marido Peter com o qual mesmo depois das traições todas ela continua casada sem que entendamos o porque, e Will, seu chefe, que mesmo aparentando ser muito simpático e solícito dá pistas que é alguém de quem Alicia deve tomar muito cuidado.

0 Comments: