Instruções para o aperfeiçoamento da experiência do usuário



Desde 2005 a Record vem nesse golpe de estado querendo tirar, em 3 anos, a audiência das mãos da globo. Lamento, nao vai ser assim que vai acontecer a coisa. Primeiro, a própria globo precisou penar muito pra puxar os noveleiros da excelsior e da tupi.

Mas concorrência é concorrência e em se tratando de televisão nunca se prevê de fato um sucesso, ou alguém achou que um dia o Jornal Nacional mudaria de horário por uma novela da Manchete, como foi o caso Pantanal? Então não digo nem que sim nem que não. Me proponho a analisar separadamente as novelas da record que estão sim boas, com ressalvas.



Um aspecto muito importante e que é problema de quase todas as novelas off-Globo ja foi superado. Tecnicamente as novelas da Record tem feito muito bUnito. Fotografia linda (Luz do Sol, pelo nome era obriogação acertar nas cenas externas, mas eles têm caprichado mais do que o esperado) que não é apenas acidental ou ausente (como é o caso do SBT); Cenografia muito bem composta, sabendo carregar quando necessário (visual de todo o morro do torto em Vidas Opostas) e modernizar quando cabe (clínica genética de Caminhos do Coração). Sendo assim já é possivel ter tramas interessantes com uma produção caprichada na emissora do bispo. Aliás, falando em bispo, acabou gente... lembra aquela Record que te fez chorar de raiva por cortar todas as cenas de assassinato do filme "Assassinos Substitutos"? acabou! pelo menos nas novelas a coisa anda bem crua. Tá certo que algumas pessoas tem razão em reclamar das apelações em Vidas Opostas e seu núcleo bandidão, mas pelo menos não se censura a violência brasileira que (infelizmente) é uma coisa natural. {não acredito que todo mundo do Copamar ande pelo calçadão de Copacabana tão tarde e nunca seja assaltado!}
Contudo, todavia, porém o texto... Pessoalmente tenho uma vontade enorme de assistir uma novela da record, mas o texto me deixa envergonhadinho. Por mais que haja boas idéias e bons atores (muitos pra falar a verdade) os autores estão cometendo o erro mais primário, exemplo: todo mundo viu X-men, sabe da historia e conhece a "fantasia" que envolve as mutações. A novela Caminhos do Coração (22:00 na Record, obviamente), bebe -não, se afoga- nessa fonte e teve uma cena onde o personagem que lê pensamentos sai ouvindo todos da família, a mãe insegura com a roupa, o avó se sentindo velho, o pai preocupado com alguma coisa e a irmã falando mal de alguém. Certo, ele comentou cada um dos pensamentos, mas precisava todos rebaterem com uma frase que deixe bem óbvio que ele lê pensamentos??? a gente entendeu, deu pra ouvir os sussuros!!!!!

Mas a prática leva a melhorar. O percurso da Record está sendo natural, tecnicamente as novelas são belissimas mas o texto está longe de Silvio de Abreu (autor de Belíssima, ahn ahn? entendeu??? é mais ou menos assim que a Record faz!)

12 Comments:

Rivaldo de Almeida said...

Eu tou com saudades mesmo é das novelas de Aguinaldo Silva... Cenários bem humorados compostos por cidades pequenas bem agitadas (Porto dos Milagres), algumas vezes ficticias (Greenville, Tubiacanga), com personagens memoráveis recentes (Guma, Rosa Palmeirão, Adma e Félix Guerreiro, Maria Altiva de Sousa Pedreira de Mendoça e Albuquerque, Nazaré Tedesco, Zenilda de Holanda,Ilka Tibiriçá, entre centenas de outros)...
Em relação às novelas da Record nesse momento, e principalmente tomando por base VIDAS OPOSTAS, um item primordial na relação das produções com seus telespectadores tem sido respeitado: a capacidade de atrair. Concordo com os textos ainda imaturos, mas o belo visual já mostra que a Record só tem essa falha a corrigir.

Pedro Canto said...

Calma Rivaldo a saudade passa no dia 30 de setembro quando estrear Duas Caras.
Quanto ao texto eu acho que é um dos poucos obstáculos sim, mas infelizmente não é pequeno. Mas ei, pelo menos a tématica tem sido diferente!
Há de se valorizar!

Polyana Amorim said...

hum, como eu naum assisto mto novela e naum me ligo mto nessas característcias de autores naum tenho mto uq comnetar sobe aguinaldo,silvio de abreu...mas, eu tenho tentado assistir essa última da record...achei muito fraquinha mesmo...a idéia é legal, mas eles tinham q copiar todos os mutantes do X-men,assim tão descaradamente?!
pow, tem arcanjo, tem ciclope, tem jean gray, tem o Fera, só ainda naum vi o wolverine...

xerus

ah, rivaldo no ralados nem tchun, né!? muito bem, assim é a q gnt descobre os amigos!

=[

Rivaldo de Almeida said...

Pedro, não sei se vc já viu, mas a RedeTV está com uma versão brasileira de "Desesperate Housewives", que é literalmente a tradução - "Donas de Casa Desesperadas. A produção é da Buena Vista International Television. Está legal visualmente e com um elenco razoável. Dá uma olhada, se ainda não viu.

Pedro Canto said...

Eu ja vi e tinha na ponta da lingua tudo pra escrotar auqilo ali. de tão ruim me deu até preguiça, mas posso ate escrever sobre aquele fiasco.
Sinceramente eu achava que era impossivel estragar a primeira tmeporada de DH, a redetv consegue tudo, até piorar a insuportavel Irislene Stephanelie

Unknown said...

Novelas não são meu forte, da Globo, Record, SBT, tanto faz. Morro de preguiça de assistir.
Só sei que as pessoas da minha casa piram quando aquela tal de Paraíso Tropical começa, tem até torcida.
Quem matou Taís?!
Rá, não tem nada a ver com o post, sei disso.
Mas ahh, aah!
Viu?! Agora consigo comentar!
=D
Beijos Pedro. Saudade de ti.

Anônimo said...

PARTICIPE DA CAMPANHA "EU LEIO OS TOSCOS E RALADOS NA NET": www.raladosnanet.blogspot.com

Polyana Amorim said...

alberto, isso já tá ficando chato...

Rivaldo de Almeida said...

ei,

www.danoiteprodia.blogspot.com

vai lá!!

Sol Noturno said...

olha, esperei, mas uma coisa é certa, a novela dos x-men é muito chata!

começo a ficra com pena do escritor!

Sonso said...

vim aqui achando que ia ler um post comentando o ultimo capitulo de paraiso tropical e.. nada!??

Anônimo said...

Sim, provavelmente por isso e